Biografia de Tales de Mileto → Resumo da Vida e Obra

Tales de Mileto foi um pensador, matemático e filósofo grego pré-socrático. É extremamente importante porque mudou a forma de pensar a matemática, astronomia e filosofia.

Para muitos, ele é considerado o pai da filosofia ocidental e da ciência. Tornou-se especialmente popular por acreditar que a água é a essência de todas as coisas e o principal elemento da natureza. Nas próximas linhas você encontrará um resumos sobre a vida e obra desse filósofo pré-socrático.

Tales de Mileto Biografia

Biografia de Tales de Mileto

Estima-se que Tales de Mileto nasceu em 624 a.C., em Mileto, atual Turquia, especificamente em uma colônia grega da região. Durante sua infância e juventude adquiriu grande erudição, o que fez com que se tornasse uma figura respeitada, principalmente entre os gregos.

Fundação da Escola Jônica

Tales de Mileto foi o fundador da Escola Jônica, que é considerada a escola filosófica mais antiga existente. Seu grande diferencial está no fato de romper definitivamente com o ponto de vista religioso.

Os pensadores da Escola Jônica, sobretudo seu fundador, procuravam explicações racionais para justificar a vida e fenômenos naturais. Para isso, baseavam-se na observação da natureza.

Foi justamente a partir da observação de fenômenos da natureza que Tales de Mileto escolhe o elemento água como o princípio único que explicaria todas as coisas.

Aqueles que adotavam o princípio único para justificar tudo eram chamados de filósofos unitaristas, ideia que se estendeu a outros pensadores importantes da época, como Anaximandro de Mileto, discípulo de Tales.

Escola de Mileto

Tales de Mileto uniu-se a outros pensadores de sua época, como Anaximandro e Anaxímenes, para fundar a Escola de Mileto (também chamada de Milésima), na qual alguns fenômenos naturais também eram explicados como vontade dos deuses.

No entanto, não eram os deuses tradicionais, mas sim os antropomorfizados, ou seja, com aspectos humanos. A partir dessa ideia apresentavam opiniões contrárias ao que se acreditava como o mundo era organizado.

Escola de Mileto

Contribuições importantes

Tales de Mileto teve grande contribuição em duas áreas. Uma delas é a astronomia: por meio de suas observações da natureza conseguiu prever o eclipse solar que ocorreu em 585 a.C.

Outra área beneficiada foi a matemática, especificamente a geometria. Tales de Mileto criou e demonstrou, na prática, teorias importantes envolvendo triângulos, retas paralelas e circunferências.

Morte

A data da morte do pensador é incerta: estima-se que tenha ocorrido em 556 a.C. ou 558 a.C., na cidade em que nascera. Não se sabe qual foi a causa do falecimento.

Confira também a biografia de outros pais da ciência:

Lista de Obras

Uma das principais contribuições matemáticas do pensador é o Teorema de Tales, que foi criado quando ele tentou determinar a altura que uma pirâmide teria. Foi aí que formulou o Teorema, que diz:

“Se duas retas são transversais a um conjunto de três ou mais retas paralelas, a razão entre os comprimentos de dois segmentos quaisquer determinados sobre uma delas é igual a razão entre os comprimentos dos segmentos correspondentes determinados sobre a outra”.

De maneira resumida, o Teorema pode ser interpretado da seguinte forma: quando duas retas transversais cortam retas paralelas, as medidas dos segmentos que foram delimitados nas transversais serão sempre proporcionais.

Teorema de Tales de Mileto

Curiosidades

  • Tales de Mileto não publicou obra em vida, como aconteceu com filósofos posteriores. O que se sabe de sua filosofia e pensamento foi passado ao seu discípulo Diógenes Laércio;
  • O pensador é integrante de um seleto grupo chamado Sete Sábios da Grécia Antiga, que ainda tem nomes como Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Quílon de Esparta, Sólon de Atenas, Periandro de Corinto e Pítaco de Mitilene;
  • Aristóteles, um dos grandes filósofos gregos, considerou Tales de Mileto o primeiro filósofo da humanidade;
  • Fez grandes descobertas geométricas em sua época, como o fato de os ângulos da base do triângulo isósceles serem iguais;
  • Acredita-se que Tales de Mileto tenha aprendido e formulado sua teoria sobre geometria em uma viagem que fez pelo Egito, observando as pirâmides;
  • Não se sabe como Tales conseguiu prever o eclipse solar de 585 a.C. Pesquisadores suspeitam que ele descobriu o ciclo de 18 anos de movimento solar e lunar;
  • O filósofo Nietzsche faz considerações e interpretações sobre os pensamentos de Tales de Mileto em uma de suas obras, especialmente no que toca ao princípio único de a água ser a base de todas as coisas.

Frases de Tales de Mileto

A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem

Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria

A água é o princípio de todas as coisas

Tudo é água

Tudo é água

Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros

  • Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.
  • Espera de teu filho o que fizeste com teu pai
  • Toma para ti o conselho que dá aos outros
  • Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito
  • O homem rico nem sempre é sábio, mas o homem sábio é sempre rico
  • O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo.O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo.A mais forte é a necessidade porque tudo domina.O mais sábio é o tempo porque tudo revela

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content