Biografia de Sócrates → Resumo da Vida e Obra

Sócrates é uma das figuras mais famosas e enigmáticas da história. Esse filósofo ateniense do período clássico é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental e um dos maiores pensadores de todos os tempos, a ponto de fazer com que a filosofia se dividisse em antes e depois de Sócrates.

Sócrates é conhecido, sobretudo, através dos relatos e obras de dois de seus principais alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais do dramaturgo Aristófanes.

Biografia de Sócrates

De origem humilde, Sócrates nasceu nos arredores de Atenas, por volta de 469 a.C., filho de Sofronisco, um escultor, e Fainarete, uma parteira. Ainda criança, ajudava tanto o pai quanto a mãe em seus ofícios. Foi casado com uma mulher chamada Xântipe, com quem teve um filho chamado Lamprocles. É possível que tenha tido mais dois filhos com outra mulher chamada Mirto, mas não se sabe ao certo.

A vocação de Sócrates para a filosofia era clara pois, desde criança, já fascinava a todos com sua inteligência. Ainda jovem, começou a aprender filosofia, primeiro tendo como mestre Anaxágoras, continuando depois os estudos com Arquelau.

Sócrates Biografia

Filosofia

Não se conhece nenhuma obra escrita de Sócrates, e tudo que se sabe dele se deve aos escritos de Platão e Xenofonte, dois de seus discípulos, e de Aristófanes, um dramaturgo que utilizava-o como personagem de algumas de suas peças de teatro.

Essa falta de informações gera um problema que os estudiosos de Sócrates chamam de Problema Socrático. Os textos na qual o filósofo é citado são dramáticos ou filosóficos, não havendo referências mais profundas do ponto de vista histórico, nem a Sócrates, nem ao período em que viveu. Além disso, os textos na qual o filósofo é citado são contraditórios.

Por exemplo, enquanto Platão afirma que Sócrates não aceitava dinheiro para ensinar, Xenofonte afirma que o filósofo era pago por este trabalho. Dessa forma, é preciso fazer um trabalho criterioso de comparação e estudo das fontes para extrair um pouco daquilo que possa ser considerado o verdadeiro pensamento de Sócrates e sua real posição frente à diversas questões filosóficas.

A filosofia de Sócrates era baseada na crítica aos sofistas (filósofos que circulavam entre as cidades, cobrando por seus ensinamentos), a arte da pergunta e a consciência do homem.

Sócrates - Quem foi

Maiuêutica

Sócrates não fundou nenhuma escola filosófica, preferindo debater com as pessoas nas praças e ginásios da cidade, utilizando uma técnica conhecida como Maiêutica.

Essa técnica consistia em revelar ao interlocutor as contradições presentes em sua forma de pensar sobre determinados assuntos, levando o mesmo a duvidar de seu próprio saber.

Após isso, debatia sobre o assunto, conduzindo o interlocutor, por seu próprio raciocínio, à novas possibilidades de conhecimento ou à solução de sua dúvida.

Método Socrático

Outro método muito utilizado por Sócrates consistia em dialogar diretamente com o aluno, conduzindo-o a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores através de perguntas simples e até certo ponto ingênuas.

Essas perguntas têm como objetivo revelar as contradições presentes no pensamento do aluno, fruto de valores baseados em valores e preconceitos da sociedade, auxiliando-o assim a redefinir tais valores.

Embora parecida com a Maiêutica, que tinha como objetivo levar a pessoa a pensar por ela mesma, o Método Socrático pretendia mostrar o quanto ao interlocutor que o conhecimento dela era limitado. Dessas técnicas vêm as famosas frases “conhece-te a ti mesmo”, e “só sei que nada sei”.

O julgamento de Sócrates

O julgamento e a morte de Sócrates estão descritos, sobretudo, em duas obras de Platão, Apologia e críton e é compilado no livro “O julgamento de sócrates“.

A medida que as ideias de Sócrates se espalhavam e ele ganhava mais discípulos, também ganhava inimigos, que discordavam de vários pontos defendidos pelo filósofo. Quando estourou a Guerra do Peloponeso, em 431 a.C., Sócrates foi convocado.

Após uma batalha na qual o exército ateniense foi derrotado, Sócrates ordenou que os sobrevivente voltassem para a cidade e deixou os corpos dos mortos para trás, o que era proibido pela lei ateniense.

Chegando em Atenas, Sócrates foi preso, e teve que utilizar toda sua inteligência e força de persuasão para conseguir se defender, sendo posto em liberdade.

Trinta anos depois, Sócrates é novamente preso, desta vez, acusado de três crimes:

  • Não acreditar nos costumes e nos deuses gregos;
  • Unir-se a outros deuses, considerados malignos;
  • Corromper os jovens com suas ideias.

Apesar de sua tentativa de defesa, quando tentou demonstrar as incoerências das acusações, foi condenado pelo tribunal, composto de 501 cidadãos. A ideia dos acusadores era condenar Sócrates ao exílio, impedindo-o de retornar à Atenas, ou a morte, caso ele não aceitasse.

Sócrates preferiu a segunda opção e, no ano de 399 a.C., foi obrigado a ingerir um forte veneno conhecido como cicuta, morrendo logo em seguida.

Apesar da dificuldade em estudar Sócrates, o filósofo atingiu, o longo da história, um lugar de destaque dentro do pensamento ocidental. Seu impacto na filosofia grega foi imenso, tanto que ela passou a ser dividida entre pré-socráticos e pós-socráticos. Nenhum outro filósofo atingiu tal posição.

Conheça também a vida de outros pensadores importantes da história:

Frases de Sócrates

Frase de Sócrates

Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem.

Frase de Sócrates

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Frase de Sócrates

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.

Frase de Sócrates

Só sei que nada sei.

Frase de Sócrates

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

 

  • Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.
  • O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele
  • Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

  • O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.

  • Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

  • Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

  • Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.

  • Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content