Ronaldinho Gaúcho – biografia resumida, características, principais fatos e história

Ronaldo de Assis Moreira que carrega o pseudônimo de Ronaldinho Gaúcho, nasceu em no dia 21 de março de 1980, na Restinga, bairro periférico de Porto Alegre.  Assim como, Ronaldinho sempre gostou de futebol, na sua infância a brincadeira principal era de jogar bola.

Nesse sentido, aos sete anos de idade seu pai o levou para jogar na escola infantil do Grêmeo Futebol Club. Logo depois, quando Ronaldo tinha oito anos o seu pai faleceu, deixando-o sobre os cuidados da mãe e dos seus irmãos.

Bem como, desde a sua infância e juventude, Ronaldinho mostrava que nasceu com habilidade nos pés, existem vários registros de vídeos caseiros que mostra todo o seu gingado com a bola. Nesse sentido, a sua carreira no futebol era quase que inevitável, aos 17 anos deu início a sua carreira profissional pelo time do Grêmio e permaneceu na equipe até seus 21 anos de idade.

Assim como,  ele começa a ser notado pelos grandes clubes e ganha visibilidade no futebol nacional. A partir disso, Ronaldinho é convocado para jogar pela seleção brasileira em 1999 e explode no futebol após marcar um gol histórico de placa, na Copa América, no jogo contra a Venezuela.

Além disso, o atacante jogou a copa das confederações e  foi protagonista com a quantidade de gols, marcado contra Alemanha, Estados Unidos e Nova Zelândia, e ainda marcou três com em uma única partida contra a Arábia Saudita.

Características

Em primeiro lugar, Ronaldinho Gaucho deixou registrado na história do futebol mundial, a capacidade de um jogador acima da média, daqueles que não é decisivo apenas para um jogo e sim para um time.

Assim como, ao longo da sua carreira que foi marcada por grandes feitos dentro do campo e polêmicas que evidenciavam sua displicência, recebeu diversos apelidos que representavam a sua fase no futebol, como, R10, bruxo, rei do dible e rei dos rolês.

Todavia, as suas principais características técnicas eram suas habilidades para o passe, seja ele curo ou longo, cobrança de faltas, da qual ele fez diversos gols marcantes, bola parada, armação de jogo e o drible sempre com muita rapidez no raciocínio.

Principais Fatos e História

Antes de tudo, o craque ganhou evidencia mundial por meio da sua atuação na seleção brasileira, e passou a ser comentado pelos clubes da Europa.  Contudo, a sua saída, mesmo que inevitável,  para o clube Paris Saint – Germain aconteceu de uma forma que causou desconforto para a torcida gremista.

Nesse modo, o Ronaldinho assinou escondido um pré contrato com o clube parisiense, que acabou virando caso de justiça, e o jogador ficou meses sem poder jogar até conseguir a liberação em 2001. Porém, sua ida ao clube não foi só flores, as suas atuações eram sempre ofuscadas pelas polêmicas com o treinador, que o criticava pela falta de profissionalismo.

Após a Copa do mundo, Ronaldinho não queria mais permanecer no time Frances e sua convivência com o treinador não era das melhores, mesmo contra a vontade do PSG, o craque foi mais uma vez protagonista de uma saída polêmica.

Retorno ao Brasil

De qualquer modo, Ronaldinho Gaúcho era visto como uma grande promessa para Copa do Mundo, tornando-se titular do time e sua atuação foi decisiva na semifinal.  Durante a competição fez gols surpreendentes e também deu assistência para outros jogadores, como o Rivaldo.

Além disso, jogou a final e viu o Ronaldo Fenômeno decidir com os dois gols que trouxeram o pentacampeonato para o Brasil.

Ápice da Carreira

Ronaldinho Gaúcho ganhou por dois anos consecutivos de melhor jogador no mundo, em 2004 e 2005, ano que fez o Barcelona voltar ao topo do futebol Europeu.

Deste modo, chegou ao ápice da sua carreira pelo sua brilhante performance no campo, com lances marcantes e uma quantidade invejável de gols, na temporada de 2005/2006.

Aposentadoria

Sem protagonismo na Europa, depois da ultima temporada na temporada de 2007/2008 da Liga dos Campeões, o craque volta ao Brasil, e passa por diversos times brasileiros e aos 37 anos decide aposentar suas chuteiras, deixado saudades daqueles que o amavam ver brilhar no campo.

Mate a saudades dos gols de Ronaldinho Gaúcho

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content