Biografia de Romero Britto – Quem foi? História de Vida e obra do artista brasileiro

Romero Britto é um artista, pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos sendo o artista plástico nacional mais bem pago e reconhecido internacionalmente. As obras do autor são marcadas por tons vibrantes, formas geométricas que misturam o pop art e o cubismo em simbologia de alegria e esperança, características que muito tem a contar sobre a vida pessoal e profissional de quem as criou.

Para conhecer mais detalhes sobre a vida e obra de Romero Britto saiba aqui quem é essa personalidade e os principais fatos de sua biografia.

Biografia de Romero Britto – Vida e Obra

Romero Francisco da Silva Britto nasceu em 6 de outubro de 1963 em Recife, Pernambuco e é o número 9 de 12 irmãos, sua mãe era dona de casa e o pai policial. Dada a condição difícil de pobreza em que viviam muitos dos familiares morreram antes mesmo de chegar a adolescência, sendo Britto o penúltimo a sobreviver.

Britto conta que sua família sempre o incentivou a estudar, dando-lhe livros de arte para estudar e desenvolver seus traços. Contudo, por falta de material ele usava da criatividade para formar suas telas: pintava em sucatas, jornal e papelão. Aos 8 anos já desenvolvia peças que faziam as pessoas de seu convívio ficar boquiabertos.

Infância e adolescência

O talento inato de Britto foi reconhecido cedo, ainda aos 14 anos, quando fechou seu primeiro negócio. Um de seus quadros foi vendido para a Organização dos Estados Americanos, em Brasília, numa exposição particular.

Desde o primeiro quadro vendido já teria os traços que caracterizariam o seu trabalho por toda a vida. As cores vibrantes e formas, segundo o autor, eram uma forma de construir uma realidade alegre, uma escapatória para o sofrimento de seu cotidiano.

 “Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.”

Influenciado por uma família inglesa rica que morava próxima à sua casa ele passou a se interessar pelas artes e pelo jeito americano de ser. Aquele pedacinho de cultura, para ele, era uma forma de se colocar mais distante da condição violenta do subúrbio em que viva. Nessa época, sonhava em ser diplomata para poder “ir para bem longe”.

Início da Carreira e partida para os Estados Unidos

Biografia romero Britto

Aos 17 anos ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, em 1980.

Antes de completar o segundo ano de faculdade embarcou numa viagem à Europa para ver com seus próprios olhos a arte que o mundo tinha a oferecer. Passou por Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Espanha e, quando voltou, decidiu que sua vocação estava mesmo na arte. Trancou a faculdade e seguiu numa viagem sem volta para os Estados Unidos.

Se instalou em Miami , na Flórida, e desde então, nunca mais voltou a morar no Brasil.

Sua estadia faria dele um verdadeiro americano, não somente pelo que diz o papel. Mesmo hoje, em entrevistas internacionais já se esquece até do português e mescla os idiomas na hora de dar entrevistas. O menino nordestino conseguiu o feito que queria, realizou seu primeiro sonho não ao se tornar um grande artista, mas fugir da realidade dura a que ele tinha sido imposta ainda muito cedo.

Em Miami, enquanto a arte lhe era somente um dom, mas não ofício, Britto foi de tudo: atendente de lanchonete, lavador de carros, jardineiro, caixa de supermercado. Mas mesmo assim, nunca deixou de fazer pinturas nas ruas.

Sem encontrar uma galeria que o aceitasse, ele se encarregava de divulgar seus trabalhos nas calçadas da Flórida, sempre nos mesmos pontos: Coconut Grove, Steiner Gallery e Bal Harbour. Pelas ruas acabou tornando-se conhecido, sobretudo entre as celebridades.

Alguns famosos como e Berenice Steiner e Robyn Tauber se tornaram apreciadores do trabalho de Romero Britto e começaram a divulgá-lo para o mundo das elites.

Casamento e Filhos

Romero Britto foi erradicado em 14 de outubro num consulado Americano após casar-se com a americana Cheryl Ann. Com o casamento, conseguiu a estadia permanente no país e nunca mais voltou a morar no Brasil.

Antes de obter grande sucesso, teve seu primeiro e único filho em  Brandan Britto, publicitário qual representa o pai sempre que pode em suas apresentações.

Absolot Vodka Romero Britto

A arte de Romero Britto ganha o mundo

Com o nome de Britto na boca das celebridades americanas, passou a ganhar cada vez mais reconhecimento por seu estilo pop art até que em 1980 recebeu a oportunidade que mudaria para sempre a carreira.A Absolut o convidou para fazer a embalagem de uma das edições especiais da Vodka russa.

Depois da Absolut Vodka, outras grandes empresas o contrataram como a Pepsi Cola, Disney, IBM e Grand Manier. Nesse período, o autor também criou retratos de grandes famosos como Michael Jackson e da princesa da Inglaterra, Diana Spencer.

Sua fama como artista logo se tornou célebre não somente por seu talento, mas também pelo bom negociador que é. A prova disso foi a forma com que conseguiu um ateliê próprio nos Estados Unidos, ao fechar o contrato com uma loja de móveis artísticos, em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace, em Miami.

O dono do estabelecimento, Sr Mato, simpatizou com Romero e fechou um contrato de aluguel temporário num salão antigo da loja, fazendo com que o artista tivesse onde expor suas obras. Após o encerramento dos primeiros 4 meses de contrato, Romero assumiu a locação de forma definitiva e manteve seu estúdio em Mayfair Shops por 6 anos.

Atelie Romero Britto

Desde a década de 1990 seu nome se tornou o mais influente da obra brasileira no mundo, sendo também o mais bem pago. Em 2001, foi reconhecido como o embaixador das Artes da Flórida, nos Estados Unidos e em 2005 criou a Fundação Romero Britto para destinar parte da verba que recebe a famílias carentes e pobres, para que possam ter mais alegria.

Na carreira de Romero Britto não houve quedas, pelo contrário, seu caminho para o sucesso é ascendente e constante. Seja pela irreverência, resiliência ou simplesmente talento, o pintor brasileiro conquistou o mundo.

Em Miami é visível obras de Romero por todo o canto a partir do Aeroporto. As lojas free shop vendem bordados, letras personalizadas e uma série de suvenires com a marca de suas obras e pinturas. Para fora do aeroporto, são mais 18 instalações em nome do autor e uma escultura de 8 toneladas localizada na entrada de Miami Beach.

Hoje, o artista tem mais  de 5 mil obras espalhadas por 400 países e possui duas galerias de arte, uma em São Paulo, dirigida pela sua irmã, Roberta Britto, e outra em Miami.Além disso, já foi convidado para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque Du Soleil, e foi também contratado pela ONU para criar seus selos.

Ame-o ou odeie-o, Romero é onipresente. Sua arte está desde muros importantes do Reino Unido como em panos de pratos vendidos em brechós. O próprio autor se diverte com as críticas que recebe por ser muito comercial e, entrevistas, já repetiu algumas vezes a frase: “a arte não precisa ser vendida, mas eu vendo”.

As características das pinturas de Romero Britto

As características da obra de Romero Britto são a falta de profundidade e simetria, fazendo uma mescla de movimentos como o cubismo e o pop art. As cores vibrantes são marcas registradas de sua assinatura, bem como imagens alegres, vibrantes, que emanem bons sentimentos – assim como o fazia quando criança para distrair-se.

Lista de Obras de Romero Britto

As esculturas, pinturas e serigrafias de Romero Britto seguem todos os mesmos padrões de cores vibrantes. traços fortes e contornados de preto e muito atrativas. As peças lúdicas fazem com que qualquer um pudesse pensar de que se trata de um brinquedo, um dos fatos que levam o trabalho do autor ser considerado de inspiração para as crianças.

As obras de Romero Britto podem ser encontradas em muitos lugares. Somente em aeroportos tem peças em São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Flórida e Nova York. Além disso, também tem esculturas no Palácio de Buckingham e em eventos importantes.

Mas não é só nos lugares grandiosos que se pode encontrar as obras e marca de Romero Britto. Afinal, a arte se tornou popular também nos produtos – de panos de prato, selos postais até peças de roupas.

Como um bom vendedor de sua própria arte Romero Britto defende que suas pinturas e esculturas não estejam somente nas galerias, inacessíveis a a maior parte do povo. Em suas palavras:

Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.

Dentre as suas principais obras espalhadas pelo mundo, destacam-se:

  • For You: Aeroporto de Belo Horizonte(Brasil),Aeroporto de Curitiba(Brasil),Museu de São Paulo(Brasil), Midtown Shops (Flórida, EUA), City ofBayHarbor, (Florida, EUA);
    Romero Britto - For You
  • Dancing Boy: City of Beaulieu(França) e Midtown Shops (Flórida, EUA);
    Romero Britto - Dancing Boy
  • Azul Basel: Children’s Hospital (Basel, Suíça);
    Romero Britto - Azul Basel
  • Beach Ball:MuseumofArt& Science (Flórida, EUA), Aeroporto de Salvador (Brasil), Aeroporto de Recife (Brasil), Florida House(Washington DC, EUA);
    Romero Britto - Beach Ball
  • Flying Fish: Basel Convention Center (Suíça);
  • Big Temptation: Michigan (EUA);
    Romero Britto - Big Tantation
  • Big Apple: Aeroporto JFK (New York, EUA),Aeroporto La Guardia (New York, EUA), Escola Robert Shriver(Maryland, EUA), Palmer Trinity School (Flórida, EUA), City of Davos, (Suíça);
    Romero Britto - Big Apple
  • The Good Girl: Hillel Academy (Flórida, EUA);
    The Good Girl - Romero Britto
  • All About Fun: Mariner of the Seas, Royal Caribbean;
  • The Bookworm: Palmetto Bay Library(Flórida, EUA);
    Romero Britto - The good Girl
  • Tina the Pirate Girl: Grapeland Park (Flórida, EUA);
    Romero Britto - The Pirathe Girl
  • Flower Pot:Pinecrest Public Library (Flórida, EUA);
  • Squeaki: Grapeland Park (Flórida, EUA);
  • Garden Butterfly: Arts Park, Young Circle, Hollywood (Flórida, EUA),EcoleSupérieured’ArtsPlastiques de Monaco (Suiça), Midtown Shops (Flórida, EUA);
    Romero Britto - Butterfly
  • Montreux Jazz:Rafflesle Montreux Palace Hotel (Suíça);
    Romero Britto - Jazz
  • Dolphin Girl: Fernando De Noronha Aeroporto(Brasil);
    All about Fun - Romero Britto
  • Millie the Bunny: Bush Presidential Library(Washington DC, EUA);
    Romero Britto - Millie
  • Miami Kids: Miami Children’s Museum (Florida, EUA);
    Romero Britto - Miami Kids
  • Florida Girl: The Falls, Palmetto Bay (Florida, EUA);
  • WelcomeSheba: Sheba Medical Center (TelAviv, Israel);
    Romero Britto - Mr Welcome
  • Welcome Dadeland: North Plaza(Florida, EUA);
    Romero Britto Welcome
  • Love Blossoms:Flórida (EUA);
    Romero Britto - Love Blosson
  • Ice Skater:Flórida (EUA);
    Romero Britto - Ice Skater
  • Retrato de Dilma Rousseff feito por Romero Britto

Romero Britto e Dilma Rousseff

Características da Obra

A arte de Romero Britto trás misturas de dois grandes movimentos artísticos. O priemiro é o cubismo, influenciado por Pablo Picasso, e qual pode ser percebido pelo uso de formas geométricas e na deformação da anatomia animal e humana. Outro, é a Arte Pop que se destaca pelas mensagens rápidas de ser captadas pelo espectador, mensagens publicitárias e uso de cores fortes.

Uma caracteristica importante de suas pinturas e esculturas é a presença da alegria: animais e humanos estão sempre sorrindo.

Frases de Romero Britto

Compartilhe as frases e obras de Romero Britto nas suas redes sociais!
Frase Romero Britto

Deixar tudo o que é livre preso pra voar.

Frase Romero Britto

Não quero ser como um restaurante que vende comida exótica

Frase Romero Britto

Meu papel é de ser artista, de pintar, de criar imagens de esperança, de alegria.

Frase Romero Britto

deixo mais as coisas se desenvolverem naturalmente, de forma bem orgânica, bem natural.

Biografias de outros artistas

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

2 Comentários

  • Sabrina mendes disse:

    Ola !eu sou a sabrina,tanbem gosto muito de arte ,porem queria ser uma artista plastica mas como na verdade sou muito carente acho que so posso sonhar e depois acorda.bem o romero.brito senpre trabalhou comigo quando eu tava no meu primeiro ano,falta de intepretação né? quando eu falo :trabalha comigo,mas não quer dizer que nos se colhecer caso alcontrario eu aconheço bem senpre pintei suas obras na escola e porisso que eu digo:eu senpre trabalhei com ele ou seja com suas lindas obras.

  • Sabrina mendes disse:

    Eu tanbem faço arte. A tanbem vendo elas .obrigado!romero brito por ter nacido. e fazer parte da minha infancia .mas agradeço primeiramente a deus.mas por favor mim responde.

Deixe seu Comentário

WebGo Content