Roger Federer – Biografia completa da vida pessoal e carreira do tenista suíço

Nos esportes modernos, o tênis é um dos que mais exerce fascínio no público, seja pelo desempenho dos atletas em quadra, ou pela personalidade excêntrica de cada um.Roger Federer, é um dos símbolos da modalidade. O tenista suíço é detentor de muitos prêmios e campeonatos, contando com uma biografia impressionante para além dos detalhes de sua carreira. 

Confira detalhes sobre a vida pessoal e carreira de Federer aqui no Biografias.inf.br. 

Biografia de Roger Federer

Biografia completa de Roger Federer

Como boa parte dos atletas, Federer começou sua trajetória muito cedo. Nascido na Suíça, em uma família privilegiada, começou a jogar tênis aos 8 anos de idade. 

Em 2000, durante os Jogos Olímpicos de Verão, conheceu a também tenista Miroslava Vavrinec, com quem é casado e tem 2 casais de filhos gêmeos. Mirka, como é conhecida, é facilmente vista nos jogos em que Federer disputa. 

No papel de filantropo, criou a Fundação Roger Federer, que realiza ações de educacionais e esportivas em alguns países africanos, incentivando o desenvolvimento de milhões de crianças. 

No esporte, é um dos atletas mais respeitados pelos adversários, tendo um bom relacionamento com os demais jogadores. 

Infância de Roger Federer

Carreira no Tênis

Ao contrário do que acontece com os tenistas juvenis, Federer não recebeu atenção da mídia em seus primeiros anos, tendo seu início marcado apenas por uma constante evolução no seu desempenho nas quadras. 

Enquanto outros nomes com a mesma idade eram noticiados como promessas nº 1 nos principais circuitos mundiais, Federer apenas conquistava seus títulos em campeonatos de maneira tímida. 

Em 1998 estreou profissionalmente, participando de sua primeira final durante a ATP, na França, em 2000.

Em 2002, teve uma vitória sobre o brasileiro Gustavo Kuerten, em Hamburgo. Esta vitória o levou à final que considera a mais importante de toda sua carreira, sendo o seu primeiro título profissional, e que o levou à lista de 10 melhores tenistas mundiais. Ainda em 2002, ocupava o sexto lugar na mesma lista. 

Confira no vídeo, abaixo, os principais momentos da carreira de Federer no Tênis:

Lideranças

Pela primeira vez na carreira, em 2004, alcançou o primeiro lugar na ATP (Associação de Tenistas Profissionais), atingindo um recorde mundial por estar na posição ao longo de 237 semanas. 

Durante este período, conquistou importantes títulos, ganhando finalmente uma visibilidade estrondosa e ocupando manchetes esportivas ao redor do mundo. 

Em 2006, considerado o auge de sua carreira, esteve em 16 das 17 finais de campeonatos que participou, levando seus adversários à exaustão e tendo uma das melhores performances esportivas dos campeonatos. 

Biografia Resumida

  • Nascido na Suíça em 8 de agosto de 1981, Roger Federer é um tenista mundialmente conhecido. 
  • Em oposição aos atletas juvenis, não teve sua trajetória dos primeiros anos documentada, mas seu desempenho só aumentou com o tempo. 
  • Em 1998 iniciou seu percurso profissional, recebendo destaque logo de início pela sua desenvoltura em quadra, apresentando suas principais técnicas de competição. 
  • Ao longo da carreira, conquistou 102 títulos de campeão em torneios ATP, além de inúmeros outros títulos mundiais.
  • É casado com a tenista Miroslava Vavrinec, com quem tem 4 filhos gêmeos. 
  • É um jogador ainda em atividade, e um dos que mais coleciona títulos de liderança nos mais importantes campeonatos mundiais.
Roger Federer Família

Roger Feder, sua esposa e filhas

Vida e Obra 

Confira abaixo os principais feitos ao longo da vida de Roger Federer, até o dado momento.

Fundação Roger Federer

Criada pelo próprio atleta, a fundação tem como objetivo incentivar atividades de educação e esporte em diversos países africanos. Milhões de crianças já passaram pelos projetos desenvolvidos pelas equipes da fundação. 

Copa Laver

Idealizada por um grupo em que Federer faz parte, a Laver Cup foi criada em 2017, em homenagem à Rod Laver. A proposta do torneio é colocar tenistas europeus contra adversários do restante do mundo. 

Fundação Roger Federer

Principais características e personalidades

Seu saque é um dos maiores destaques de seus jogos, combinando habilidades técnicas com um talento natural e desenvoltura corporal. 

Incentivador do esporte

Atuando em fundações e eventos, Federer está presente em muitos eventos que estimulam a prática de tênis, principalmente para crianças e jovens. 

Controle emocional

Sua estabilidade emocional durante as partidas é apontada como um dos fatores que garante que Federer tenha um desempenho além da média durante os jogos, não se deixando abater pelo resultado ao longo da partida, focando no seu desempenho individual. 

Slice (diferentes ângulos)

Essa técnica usada por Federer proporciona que ele altere o ritmo de jogo, desestabilizando seus adversários e oferecendo uma maior versatilidade de acordo com a estratégia utilizada por cada um. 

Deixe seu Comentário

WebGo Content