Biografia de Michelle Bolsonaro → Resumo da Vida

Michelle Bolsonaro é a atual primeira-dama do Brasil e ativista de causas sociais de inclusão. É esposa do Presidente da República do Brasil Jair Bolsonaro, eleito em 2018.

Além de defender os direitos das pessoas com necessidades especiais e ser intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também foi secretária parlamentar da câmara dos Deputados.

Michelle Bolsonaro Biografia

Biografia de Michelle Bolsonaro

A primeira-dama Michelle Bolsonaro nasceu no dia 22 de março de 1982,em Ceilândia, no Distrito Federal. Sua mãe é Maria das Graças Firmo Ferreira e seu pai é Vicente de Paulo Reinald;quando ainda era criança seus pais se divorciaram. Michelle é a filha mais velha dentre seus cinco irmãos.

Durante sua infância e adolescência, morando ainda na cidade em que nasceu, aprendeu com o seu tio Gilberto, que tinha a condição de surdez, a língua de sinais. A partir disso, com o desenvolvimento de seu interesse por essa língua, se aprofundou no estudo de maneira autodidática e se tornou fluente na Língua Brasileira de Sinais.

Michelle foi criada em uma família Católica, mas na sua adolescência se tornou evangélica.

Cursou toda sua educação no ensino público e precisou trabalhar para ajudar sua família. Trabalhou em um supermercado, em indústrias alimentícias e foi promotora de eventos. Também trabalhou como modelo, porém se afastou desta área por conta de um conselho de uma missionária de sua igreja.

Vida Política

Michelle Bolsonaro PersonalidadeEm 2004, Michelle iniciou sua trajetória como secretária parlamentar na Câmara, permanecendo nesse cargo por quatro anos. Foi nesse ambiente que Michelle e Jair Bolsonaro se conheceram e, a partir de 2006, ela passou a trabalhar no gabinete do então Deputado Federal.  Assim, em 2007, após iniciarem um relacionamento amoroso, se casaram no civil.Em 2008, por conta da proibição de nepotismo pelo Supremo Tribunal Federal, ou seja, proibição de cargos para parentes no serviço público, ela teve que deixar o seu cargo no gabinete do deputado.

Casamento

Michelle teve uma filha de um relacionamento anterior e, em 2010, teve uma filha com Jair Bolsonaro. Em 2013, celebrou sua cerimônia evangélica do casamento na assembleia de Deus Vitória em Cristo do pastor Silas Malafaia, no Rio de Janeiro.

Em 2018, ao longo da campanha eleitoral de seu marido para a presidência, Michelle manteve-se discreta e não se envolveu diretamente. Após o atentado ao candidato Jair Bolsonaro meses antes da eleição, ela acompanhou e deu apoio ao seu marido durante todo processo de recuperação.

Na posse presidencial de seu marido, no dia 1 de janeiro de 2019, Michelle realizou um discurso em Libras, para representar e demonstrar agradecimento por ter a oportunidade de atuar nas questões de ampliação da inclusão e dos direitos da pessoa com necessidades especiais no Brasil.

Ao realizar esse discurso, Michelle Bolsonaro se tornou a primeiro cônjuge de um presidente a discursar na cerimônia de posse no Brasil.

Nos dias atuais, Michelle frequenta a Igreja Batista da Atitude, localizada no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, fazendo parte do Ministério de Surdos e Mudos dessa igreja. Assim, Michelle traduz os cultos para os membros surdos da instituição.

Além disso, Michelle é embaixadora do programa “Criança Feliz”, cargo antes da primeira-dama anterior, Marcela Temer.

Confira, abaixo, o discurso da primeira dama na posse presidencial de Jair Bolsonaro:

Biografia resumida 

  • 22/03/1982– Nascimento em Ceilândia, no Distrito Federal;
  • Adolescência – Desenvolve grande interesse pela Libras e se aprofunda nos estudos dessa língua;
  • 2004- Inicia seu trabalho como secretária parlamentar na Câmara dos Deputados;
  • 2006– Começa a trabalhar no gabinete doDeputado Federal Jair Bolsonaro;
  • 2007- Michelle casa-secom Jair Bolsonaro no civil;
  • 2008– Deixa seu cargo como secretária parlamentar na Câmara dos Deputados;
  • 2010- Casamento com Jair Bolsonaro em uma cerimônia religiosa;
  • 2018– Campanha Eleitoral para a presidência do Brasil de seu marido;
  • 2019– Discurso em Libras na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro;
  • 2019- A primeira-dama torna-se embaixadora do Criança Feliz.

Conheça outras personalidades emblemáticas na política

Curiosidades de Michelle Bolsonaro

  • Michelle é a 37ª primeira-dama do Brasil.
  • A diferença de idade entre Jair Bolsonaro e Michelle é de 27 anos.
  • Seu marido Jair Bolsonaro é o 38º Presidente do Brasil.
  • Seu nome completo é Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro.
  • Sua filha Letícia Mariana Firmo tem 16 anos e sua filha Laura Bolsonaro tem 8 anos.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content