Jerry Lewis – Biografia completa, curiosidades e carreira do ator americano

Os anos de ouro do cinema americano foram responsáveis por apresentar ao mundo alguns dos melhores filmes e atores, relevantes até hoje quando o assunto é talento. 

Um dos gêneros que mais teve destaque nessa época foi a comédia. Entre atores e atrizes que fizeram história no cinema mundial interpretando papéis cômicos, está Jerry Lewis. 

Conheça mais sobre esse ator homenageado até hoje no cinema. 

Biografia de Jerry Lewis

Biografia Completa de Jerry Lewis

Joseph Levitch – conhecido como Jerry Lewis – foi um ator, comediante, produtor, roteirista, cantor e diretor norte-americano nascido na cidade de Newark, em 16 de março de 1926. 

Filho de pai ator e mãe pianista, cresceu em uma família judia e com bastante contato com o mundo artístico desde cedo. Sua primeira atuação foi aos 5 anos e na adolescência descobriu na dublagem seu maior talento. 

Seu pai utilizava o nome ‘Danny Lewis’ como nome artístico, e daí veio o nome Jerry Lewis. 

O sucesso começa após se juntar à Dean Martin, um cantor também norte-americano. Diferente dos outros atores da época, Jerry e Dean não seguiam um roteiro, interagindo de forma espontânea um com o outro durante os shows. 

Passando por casas de shows, rádio e televisão, a dupla chegou até a Paramount, atuando em filmes que fizeram enorme sucesso. 

A dupla trabalhou junta até 1956, tendo espaço em gibis da DC Comics até mesmo após a separação da dupla. Com o passar do tempo, Jerry foi ganhando espaço individual, aparecendo em gibis famosos como Batman e Superman.

Nos anos seguintes, dirigiu e atuou em inúmeros filmes, alavancando mais sucessos para a carreira. Na televisão, teve vários programas próprios, mas nenhum com o mesmo sucesso dos filmes.

Na Europa, é um dos comediantes mais lembrados pela crítica, recebendo prêmios da França pelo seu papel como artista. 

Foi casado duas vezes, tendo ao total 7 – a filha do segundo casamento foi adotada. 

Família de Jerry Lewis

Jerry Lewis, sua esposa e filhos

Na década de 90 passou por inúmeros problemas de saúde, sumindo bastante dos holofotes. 

Em 2017, morreu em sua casa em Las Vegas, por um problema no coração. No testamento, excluiu todos os integrantes de sua família do primeiro casamento, deixando a fortuna de 50 milhões para sua segunda ex-esposa e sua filha. 

Confira mais detalhes sobre a vida e obra de Jerry Lewis no vídeo disponível, abaixo:

Biografia Resumida

  • Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch, foi um ator comediante, diretor, produtor, cantor e roteirista norte-americano. 
  • Criado em uma família de artistas, teve contato desde muito cedo com o teatro e a música. 
  • Ao conhecer Dean Martin, formou uma das duplas de maior sucesso do showbizz americano e mundial, tendo presença em rádios, televisão e filmes de sucesso da Paramount. 
  • Com o término da dupla, voltou-se para o cinema, com papéis de sucesso em filmes de comédia de bilheteria mundial, até começar a dirigir seus próprios filmes, onde conseguia ter total controle criativo.
  • Nos anos 90 sofreu com inúmeros problemas de saúde, obrigando-o a se afastar da profissão e ficando esquecido pelo público novo que começava a ter contato com outro tipo de cinema.
  • Morreu em 2017 vítima de uma doença incurável no coração, deixando sua herança para a segunda ex-mulher e sua filha adotiva. 

Quem foi Jerry Lewis

Lista de obras e filmes no cinema

Jerry Lewis possui uma lista extensa de filmes em que atuou e fez participações especiais, bem como produções que dirigiu e escreveu o roteiro. 

Numa listagem montada de acordo com o gosto dos fãs, estão seus melhores filmes: 

  • Obras Jerry LewisO Rei da Comédia (1982)  – Dirigido por Martin Scorsese
  • Deu a Louca no Mundo (1963)- Dirigido por  Stanley Kramer
  • Arizona Dream – Um Sonho Americano (1993)- Dirigido por  Emir Kusturica
  • De Tanga e Sarongue (1952)- Dirigido por  Hal Walker
  • Artistas e Modelos (1955)- Dirigido por Frank Tashlin
  • O Terror das Mulheres (1961)- Dirigido por  Jerry Lewis
  • Errado pra Cachorro (1963)- Dirigido por Frank Tashlin
  • O Mensageiro Trapalhão (1960)- Dirigido por    Jerry Lewis
  • O Biruta e o Folgado (1952)- Dirigido por  Norman Taurog
  •  O Professor Aloprado (1963)- Dirigido por  Jerry Lewis

Principais características e personalidade 

Jerry Lewis ficou conhecido por seus filmes de comédia pastelão, que durante a época de ouro do cinema norte-americano eram garantia de sucesso de bilheteria entre o público.

Sua carreira foi marcada por trabalhos criativos, como suas apresentações ao vivo em que abria mão de roteiro, usando técnicas de improviso e seu talento natural de comunicação. 

Como diretor, conseguiu fazer filmes fiéis à suas ideias, assumindo 100% o controle dos filmes, algo comparado ao diretor Alfred Hitchcock. 

Biografia de outros artistas

Deixe seu Comentário

WebGo Content