Biografia Isaac Newton → Resumo da Vida, Obra e Características

Isaac Newton foi um filósofo, astrônomo, teólogo, cientista e mais reconhecido como matemático e físico. Ele foi o grande descobridor da ” Lei da Gravitação Universal”, por isso, é famoso no mundo inteiro e considerado um dos maiores estudiosos da humanidade.

Nasceu em Woolsthorpe Manor – Reino Unido em 4 de Janeiro de 1643 e viveu até 31 de Março de 1727, onde faleceu em Londres aos 85 anos devido a uma inflamação pulmonar.

Frases de Isaac Newton

Biografia de Isaac Newton

Isaac Newton herdou o mesmo nome do pai que tinha falecido antes do seu nascimento, como sua mãe casou -se novamente, ele foi deixado com a vó materna com apenas 2 anos de idade.

Quando menino, já demonstrava interesse em atividades manuais, era inteligente e criativo, por conta disso fez um moinho de vento ainda criança.

Ao completar 14 anos voltou a morar com a mãe, pois o marido tinha falecido, à partir daí, ele começou a ajudar na lavoura.

Sempre muito inteligente e com os livros na mão, aos 18 anos ele entrou no Trinity College da Universidade de Cambridge onde estudou Artes. Nesse período, fez amizade com o Professor Isaac Barrow que o incentivou a desenvolver habilidades matemáticas.

No ano de 1665 a Inglaterra foi devastada pela peste e muitos estabelecimentos foram fechados, inclusive a Universidade, então Newton teve que voltar a Fazenda. Mas, foi nesse tempo que ficou isolado que ele buscou desenvolver o ” método das séries infinitas” conhecimento como ” Binômio de Newton” e a também, a base do cálculo diferencial e integral.

Ele realizou a experiências com prismas, fator que o levou a teoria das cores. Além disso, estudou o movimento circular e analisou as forças do movimento. Toda essa análise foi aplicada para entender o movimento da lua e dos planetas com relação ao sol, é justamente isso que foi a base para a ” Lei de Gravitação Universal”.

>> Conheça também a história de vida de Leonardo da Vinci <<

Leis de Newton

As leis são teorias sobre os movimentos do corpo, as 3 foram feitas no século XVII, são elas:

  1. Princípio da Inércia
    Primeira Lei de Newton
  2. Princípio da Dinâmica
    Segunda Lei de Newton
  3. Princípio da Ação e Reação
    3ª Lei de Newton

Lei da Gravitação Universal

Um dos seus maiores feitos, no ano de 1666 Isaac Newton foi o único a perceber que o que ele havia descoberto poderia ser a lei básica para compreender diversos fenômenos do universo que antes ninguém conseguia explicar.

Coisas simples como: Por que as folhas caem das árvores? começaram  a martelar em sua cabeça e foi devido a isso que Newton elaborou inúmeros fundamentos para facilitar a compreensão, o que originou a ” Lei da Gravitação Universal”.

Nessa lei, ele argumentou e provou que cada partícula da matéria atrai outra, esse entendimento se aplica aos planetas. Isaac Newton mostrou que a força entre os corpos depende de sua massa e de sua proximidade, ele ensinou a todos como calcular essas forças.

Diz a lenda que Isaac Newton formou a Lei da Gravitação Universal porque viu uma maça cair no chão e queria respostas do porquê isso acontecia.

Isaac Newton marcou a humanidade com suas descobertas, tanto que na Universidade de Cambridge foi erguida uma estátua em sua homenagem com os dizeres ” Ultrapassou os humanos pelo poder do seu pensamento”.
Lei da Gravitação de Newton

Outras obras de Isaac Newton

Conheça também a história de outros pensadores famosos:

Frases de Isaac Newton

  • ” Se vi mais longe foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”

  • ” Construímos muros demais e pontes de menos”

  • ” Nenhuma grande descoberta foi feita sem um palpite ousado”

  • ” O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano. Mas o que seria do oceano se não infinitas gotas?”

  • ” Eu consigo calcular dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas”

  • ” Deve-se aprender sempre, até mesmo com o inimigo”

  • ” A gravidade explica os movimentos do planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimentos. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que não pode ser feito”

  • ” Se fiz descobertas valiosas, foi por ter mais paciência do que qualquer outro talento”

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content