Isaac Newton – Biografia Completa e Resumida, Lista de obras e fatos

Dentre os cientistas com mais destaque na história, Isaac Newton foi um dos mais importantes, devido às suas descobertas à frente do tempo e que são relevantes até hoje, contribuindo com os campos da física e da matemática. Entre seus feitos está a descoberta da Lei da Gravidade e principais fundamentos relacionados a ela com o famoso experimento da maçã. 

Confira aqui como foi a história de vida de Isaac Newton e como a sua biografia interfere até hoje no mundo contemporâneo.

Biografia Completa de Isaac Newton

Isaac NewtonIsaac Newton nasceu na Inglaterra, em 4 de janeiro de 1643. Em alguns registros, é possível encontrar essa data como 25 de dezembro de 1642, pois a Inglaterra utilizava o calendário juliano durante este período. 

Seu pai, falecido antes do seu nascimento, também se chamava Isaac Newton e sua mãe, Hannah Ayscough Newton, foi quem administrou os ganhos da família assim como sua educação, antes de se casar novamente.

Com três anos de idade foi levado até a casa de Margery Ayscough, sua avó materna, sendo ela a responsável pela sua criação desde então

A tradição da época colocava os homens como detentores dos negócios da família, responsáveis pela administração da casa e de um papel mais ativo na vida familiar. Isaac, com sua personalidade difícil e introspectiva, nunca demonstrou interesse por essas atividades. 

Educação e formação

Sua adolescência passa pela The King’s School, onde até hoje permanece sua assinatura em uma das paredes da biblioteca.

Após sua mãe ficar viúva pela segunda vez, ela o retira da escola com o objetivo de torná-lo um agricultor. O diretor da King’s School a convence de mandá-lo de volta à escola, para que finalize seus estudos. 

Entre suas matérias favoritas, podemos listar:

  • aritmética
  • agrimensura
  • trigonometria
  • construções geométricas
  • número   π

Esses conhecimentos eram considerados avançados até mesmo para as universidades da época, o que tornava Newton um aluno superior. 

Na Universidade de Cambridge, foi um dos alunos mais notáveis, resultando em ser uma das principais figuras do Iluminismo.

Ciência 

Newton recebeu em vida todo o prestígio que nenhum cientista da época havia recebido até então, atraindo holofotes de toda a comunidade científica para suas descobertas e publicações. 

Sua morte está relacionada com problemas renais, falecendo em 20 de março de 1727. Seu corpo foi enterrado na Abadia de Westminster, junto com outras figuras importantes da Inglaterra.

Considerado um verdadeiro revolucionário da ciência, influenciou outros cientistas, como Albert Einstein. 

Confira mais detalhes sobre a vida pessoal do autor no vídeo, abaixo:

Biografia Resumida

Isaac Newton, importante cientista, filósofo e matemático vivido entre os séculos XVII e XVIII, foi uma das figuras intelectuais mais respeitadas e influentes da ciência moderna. 

Nascido em uma família rural em Woolsthorpe Manor, foi educado pela avó materna até entrar na The King’s School aos 12 anos de idade. 

De personalidade introspectiva e com muito interesse nos estudos, Newton foi considerado um aluno de destaque por possuir conhecimentos avançados para sua idade, alguns deles avançados até mesmo para as universidades da época. 

Aos 17 anos, sua mãe o tira da escola com o objetivo de que virasse um agricultor nas terras da família. O diretor da King’s School a convence de deixá-lo voltar a escola, devido ao seu alto desempenho.

Foi um dos fundadores do Iluminismo, apresentando teorias que mudariam drasticamente os rumos da ciência, principalmente nos campos da física e da matemática. 

Morreu devido problemas nos rins, e junto com outras figuras icônicas inglesas, foi enterrado na Abadia de Westminster.

Isaac Newton

Obras

Suas obras são importantes documentos para a ciência, abrangendo principalmente os campos da física, astronomia e matemática. 

A queda da maçã

Sua mais famosa contribuição, a Lei da Gravitação, teria sido motivada pela queda de uma maçã em sua cabeça, quando estava sentado embaixo de uma macieira. 

Embora os documentos indiquem que sua descoberta não aconteceu de forma tão repentina, essa foi a principal contribuição de Newton para a ciência, sendo aceita até hoje no universo científico. 

Lista de obras de Isaac Newton

Clique nos links para acessar as obras disponíveis de Isaac Newton em PDF

Principais características

Isaac Newton teve sua vida dedicada aos estudos e à ciência. 

Como cientista, marcou seu lugar na história ao elaborar a Lei da Gravidade, além de contribuições em mecânica, óptica e matemática.

Felipe Carvalho

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content