Bruce Lee – Biografia Resumida, Características, Principais Fatos

Antes de tudo, Bruce Lee nasceu nos Estados Unidos, em Chinatwon, São Francisco, na Califórnia, em 17 de novembro de 1940, na hora e no ano do dragão. Desse modo, segundo a astrologia chinesa, significava que ele seria um homem poderoso.

Além disso, ele era filho de integrantes da Ópera Chinesa, e nasceu durante a turnê do grupo pela América. Após a turnê, a família retornou a Hong Kong, onde Bruce Lee foi criado.  Ele aprendeu artes marcias com seu pai, Lee Hoi Chuen, treinava Tai Chi Chuan e Kung Fu.

Bem como, dos 13 aos 18 anos, aprendeu Wing Chun, com o mestre Yip Man, que lhe dava aulas particulares, pelo fato de muitos mestres se recusarem a ensinar-lo devido a sua origem que não era totalmente chinesa, afinal seu avô paterno era alemão.

Mudança para os Estados Unidos

Todavia, em 1959 Hong Kong estava tomada por gangues e violências, então seus pais decidiram que o melhor a fazer era enviá-lo para os Estados Unidos, onde passou a morar com a Irmã, Agnes Lee, na Califórnia.

Assim como, nesse período iniciou os estudos em filosofia na Universidade de Seattle, aliando seus estudos a prática de artes marciais. Com isso, começou a reunir discípulos e criou o Instituto Lee Jun Fan Kung Institute.

Definitivamente, a sua carreira no cinema foi agregadora, com apenas 18 anos já havia aparecido em diversos longos metragens, e séries.  Nesse sentido, aperfeiçoou sua técnicas de luta e em 1967 interpretou Kato, assistente do personagem Besouro Verde, uma série americana que leva o nome do personagem principal.

Da mesma forma, o Bruce Lee fez diversos outros filmes, sendo protagonistas de quatro, como, O Dragão Chinês, em 1971, A Fúria do Dragão, em 1972, O Voo do Dragão, também de 1972, e Operação Dragão, em 1973, além de Jogo da Morte, de 1978, lançado após seu falecimento.

Desta forma, ele popularizou as artes marciais em torno do mundo, sendo responsável pela internacionalização de práticas como o Kung Fu. Ou seja,  tem a modalidade associada a ele até hoje em dia. Portanto, Bruce Lee é um dos principais nomes das artes marciais de todos os tempos.

Características

A princípio, Lee dominava uma gama grande de artes marciais, como, Kung Fu, Boxe, Jiu-Jitsu, Judô e Taekwondo, entre outras. Em contrapartida, ele desenvolveu a sua própria técnica com o Jeet Kune Do.

Assim como, a origem da técnica desenvolvida por ele vem da luta com o mestre Wong Jack Man, que tinha uma visão tradicionalista e retrograda das artes marciais e era contrário a ideia Bruce Lee ensinar pessoas não orientais. De acordo com alguns registros e luta durou mais tempo que o necessário, e que o combate foi vencido por Lee.

Todavia, pela sua característica de persistência, disciplina, e estudo, ele tinha uma capacidade incrível de absorver de maneira muito rápida, praticamente instantânea as técnicas dos seus oponentes.  Dessa forma, mostrando o quão complexo e eficiente era seu sistema de combate.

Veja a história completa de Bruce Lee

Principais Fatos e História

De antemão, Bruce Lee foi revolucionário ao considerar as técnicas tradicionais excessivamente rígidas e formalistas. Para conseguir lidar com as situações de violência que a cidade de Hong Kong estava passando por causa das brigas de gangues. Desta forma, desenvolveu o seu próprio sistema, findado em quatro pilares: praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência.

Nesse sentido, mesclou diversos métodos de treinamento, envolvendo pesos para força e corridas para resistência, além de alongamentos para proporcionar uma maior flexibilidade. Em suma, desenvolveu uma abordagem que negava a formalidade dos estilos tradicionais, sendo chamada de estilo “sem estilo”.

Todavia, a morte de Bruce Lee, assim como a sua história é cercada me mistérios, existe rumores que ele tenha sido envenenado por seitas de lutas tradicionais. Porém, há evidencias cientificas que comprovam que ele morreu de edema cerebral no dia 20 de julho de 1973.

Em suma, a sua origem, trajetória, sua filosofia de  vida, a participação em filmes e séries, sua morte, nada pode ser visto com banalidade perto do tamanho e da carreira. Um mito do cinema, e principalmente, das artes marciais.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content