Biografia de Frida Kahlo – Quem foi esta importante artista mexicana

Frida Kahlo (1907 – 1954) é uma artista mexicana com um estilo de pintura único. Suas pinturas foram idealizadas com base nos seus desafios e também sofrimentos que passou em vida.

De personalidade forte e marcante, caracterizada também por usar uma “monocelha”, Frida Kahlo pintou e inovou com temas íntimos femininos, jamais tocados a sua época. Produziu obras não apenas polêmicas, mas sim obras que retratavam sua persistência na luta contra dores e dificuldades em seus relacionamentos. Frida pode ser considerada uma precursora dos movimentos feministas, embora jamais se intitulasse uma.

Biografia de Frida Kahlo

🅱️Mais Biografias para Você!

Romero Britto  

Tarsila do Amaral

Monteiro Lobato

🅱️

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderon, ou mundialmente conhecida por Frida Kahlo, filha de pai fotógrafo, sentiu-se inspirada pelas artes desde cedo.

Nascida em 1907, fez questão de alterar sua data de nascimento para 1910, por conta de intitular-se uma filha da revolução mexicana iniciada no mesmo ano.

Desde cedo, Frida Kahlo não era provida de boa saúde. Aos 06 anos de idade, foi diagnosticada com poliomielite, o que fez com que a mesma andasse mancando por toda sua vida. Este fato contribuiu desde cedo para que a convivência com outras pessoas fosse algo extremamente marcante em sua vida. Zombada por seus colegas de escola, era chamada de “Frida Perna de Pau”. A doença fez com que adotasse o uso de saias longas para esconder suas pernas.

Entretanto, não foi a poliomielite que transformou sua vida e sim um acidente que ocorrera aos seus 18 anos. Um caminhão bateu no bonde em que Frida estava, e ela teve uma barra de ferro atravessando seu corpo e a pelve. Este fato, fez com que a jovem precisasse de 30 cirurgias para minimizar os danos causados pelo acidente.

Foi então que passando por esta situação, Frida, que para passar seu tempo no hospital, começa a despontar como uma artista incrível e de pinturas únicas, que fez com que o mundo soubesse de todas suas dores, sejam elas do acidente, dos relacionamentos e também do fato de nunca ter conseguido tornar-se mãe.

Durante sua vida, além de artista, Frida também foi professora, dando aulas de pintura.

Frida Kahlo, morreu em 1954, deixando cerca de 150 obras, 50 autorretratos e sua última obra concluída 8 dias antes de falecer.

5 obras famosas de Frida Kahlo

De todas as obras que Frida pintou, separamos 10 delas que foram sucesso e “chocaram” por demonstrar todo seu sentimento ao pintá-las. Confira:

As Duas Fridas (1939)

Biografia de Frida Kahlo - Quem foi esta importante artista mexicana

Realizada logo após separar-se de Diego Rivera, esta obra retrata duas Fridas de semblante reflexivo e sombrio, onde uma veia artéria liga ambas, sendo que uma delas possui na mão uma tesoura para cortar e a outra um “amuleto” com a imagem do ex-marido onde sai outra pequena veia que liga a seu coração, caracterizando a importância dele em sua vida.

A Coluna Partida (1944)

Biografia de Frida Kahlo - Quem foi esta importante artista mexicana

Demonstra todo o sofrimento que a mesma sofreu após uma cirurgia na coluna vertebral. Seu olhar diz muito sobre a perseverança. A dor é exposta através das lágrimas e pregos espalhados por todo seu corpo.

Hospital Henry Ford (1932)

Biografia de Frida Kahlo - Quem foi esta importante artista mexicana

Frida Kahlo nunca negou que um dos seus maiores sonhos era ser mãe. Após um aborto espontâneo enquanto estava nos Estados Unidos, a gestação que já era complicada tornou-se uma das suas obras mais famosas, onde deitada e retorcida no leito do hospital, vários cordões umbilicais ligam ela ao bebê, a um caracol (que simbolizava a lentidão do aborto), a uma orquídea, a uma máquina do hospital e principalmente a um osso de bacia, que representava uma das marcas mais profundas do acidente em que sofrera.

Meu Nascimento (1932)

Biografia de Frida Kahlo - Quem foi esta importante artista mexicana

Uma obra forte, característica de Frida, retrata uma mulher (sua mãe) dando a luz a ela, coberta por um lençol como estivesse morta. Apesar de forte, a obra é reflexo de uma rejeição sofrida pela mãe que teve depressão pós-parto, além de não conseguir amamentar Frida, acabou entregando a menina a uma ama de leite.

Frida e Diego Rivera (1931)

Biografia de Frida Kahlo - Quem foi esta importante artista mexicana

Oferecida como presente a seu amigo, Frida e Diego recém-casados estavam em viagem a São Francisco onde Diego foi convidado a executar alguns trabalhos plásticos. O destaque da obra é que Diego aparece proporcionalmente maior que Frida, retratando a realidade de um casal de diferentes proporções.

Curiosidades sobre Frida Kahlo

  • Frida teve um romance escondido com Leon Trostsky – líder da revolução Russa;
  • Era bissexual;
  • Sofreu 3 abortos espontâneos;
  • Segundo alguns estudiosos, Frida pode ter morrido envenenada por uma das amantes de seu marido.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content