Che Guevara – Biografia Resumida, Características, Principais Fatos e História

Ernesto “Che” Guevara foi um médico, escritor e político militar argentino que ficou mundialmente conhecido por ser uma das principais personagens da Revolução Cubana, ao lado dos irmãos Fidel e Raúl Castro, em 1956.

Além de atuar como comandante do “Exército Rebelde”, Che Guevara foi presidente do Banco Nacional e ministro da Indústria de Cuba. Atualmente, Che Guevara ainda é considerado um símbolo de coragem e resistência pelo movimento socialista da América Latina.

Biografia de Che Guevara

che-guevara biografia

Nascido em 14 de junho de 1928, em Rosário, Argentina, Ernesto Rafael Guevara de la Serna era de uma família classe média alta.

Os pais Ernesto Lynch (professor de Direito, congressista e embaixador) e Célia de la Serna y Llosa (vinda de família aristocrática) foram importantes para o desenvolvimento político de Che Guevara.

Ainda na infância, Che Guevara contraiu uma pneumonia e, por consequência, passou a sofrer com asma, uma doença que dificulta a respiração.

Por orientação médica, a família se mudou para Córdoba e – por um tempo – ele estudou em casa sob a orientação de sua mãe lendo obras de Marx, Engels e Lênin.

Em 1947, Che Guevara entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, mas por volta de 1951 ele acabou interrompendo os estudos para iniciar uma aventura de bicicleta motorizada pela América do Sul, durante alguns meses, em companhia do amigo Alberto Granado.

A viagem foi um divisor de águas para a vida de Che Guevara, pois durante o período ele conheceu uma série de pessoas e locais que eram atingidos diretamente pelas injustiças sociais. Quando retornou para a Argentina, Che Guevara concluiu o curso de medicina e realizou uma nova viagem pela América do Sul.

Em 1953, graduado e ainda viajando, Che Guevara conheceu sua primeira esposa, a economista peruana Hilda Gadea, com quem teve uma filha.

Porém, de 1959 a 1967, Che Guevara foi casado com Aleida March e teve quatro filhos.

Em 1954, Che Guevara foi para o México e conheceu os irmãos Fidel e Raul Castro. Foi nesse momento que ele ampliou sua consciência política e optou pelo caminho político e revolucionário.

ernesto 'che' guevara

A partir daí, Che Guevara aprendeu sobre as técnicas de guerrilha, se integrou ao Movimento Nacional Revolucionário e começou a atuar em confrontos de cunho político.

Tempos depois, Che Guevara fez parte da diretoria do Instituto Nacional de Reforma Agrária, foi presidente do Banco Nacional e ministro da Indústria de Cuba.

Fidel Castro, Che Guevara e outros dirigentes cubanos decidem ir à União Soviética, em 1960, a fim de concretizar uma aliança política, econômica e militar no contexto da Guerra Fria. Porém, Che Guevara começou a ser malvisto por alguns companheiros após discursos e se afastou de Cuba.

Com isso, escolheu a Bolívia para iniciar uma guerrilha socialista para outros cantos da América Latina em uma espécie de campo de treinamento. No entanto, não conseguiu o apoio da comunidade e passou a ser perseguido pelo exército boliviano.

Che Guevara foi capturado e preso no dia 8 de outubro de 1967.

che guevara morto

No dia seguinte, por ordem do então presidente do país, René Barrientos, Che Guevara foi executado em uma escola da aldeia de La Higuera.

Características de Che Guevara

A figura icônica de Che Guevara é reconhecida por qualquer pessoa atualmente, pois sua imagem, mais precisamente seu rosto, foi estilizado e se tornou um símbolo contracultural de rebeldia, além de ter sido adotado como uma insígnia global na cultura popular.

Foi a fotografia de Alberto Korda, tirada em 5 de março de 1960, em Havana, que atribuiu tanto reconhecimento para a imagem de Che Guevara.

che guevara

Na imagem, Che Guevara aparece com uma feição séria, uma jaqueta fechada e a clássica boina que sempre levava na cabeça.

O papel político de Che Guevara contribuiu para o desenvolvimento do movimento socialista na América Latina.

Suas ideologias e atuações são reconhecidas até hoje pelos seus apoiadores, mas também são julgadas por seus opositores.

É importante considerar também seu papel como médico enquanto realizava as viagens por toda a América Latina, cuidado e tratando de enfermos.

Assim como outros líderes políticos mundiais, Che Guevara foi capaz de influenciar diversos processos históricos da humanidade e, não por acaso, foi reconhecido pela Time Magazine uma das cem pessoas mais famosas do século XX e, até hoje, é adorado por diversas pessoas que se identificam com o papel por ele exercido.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content