Biografia de Aristóteles → Resumo da Vida, Obra e Características

Aristóteles foi um dos pensadores de maior influência na cultura ocidental, um filósofo e discípulo de Platão. Ele viveu entre 384 a.C. e 322 a.C., mas seu legado permanece até hoje.

Aristóteles estudava os mais diversos temas e ficou famoso por suas obras que abordavam desde a ética, drama, poesia, retórica, psicologia, até a geometria, física, metafísica, matemática, lógica, botânica, zoologia, astronomia, medicina. Além disso, sua fama se deve a seu trabalho como educador de Alexandre Magno, o Grande, rei da Macedônia, durante a juventude do rei. Confira mais detalhes sobre a vida e obra deste notável filósofo grego.

Biografia de Aristóteles

Em 384 a.C, na Macedônia, Grécia, nasceu Aristóteles. Como era de família rica, Aristóteles se mudou para Atenas, que era o centro cultural da Grécia Antiga, para estudar Ciências na academia de Platão aos 17 anos. Ele permaneceu na academia por 20 anos. Acredita-se que seu interesse em biologia, zoologia e outros assuntos sobre os seres vivos veio do pai, que era médico.

Aristóteles se tornou discípulo de Platão. Estudiosos da vida de Aristóteles dizem que professor e aluno discutiam intensamente em sala de aula, mas que Platão possuía grande deslumbramento com a inteligência do aluno, tendo dito a frase:

“Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”.

Quando concluiu os estudos, Aristóteles permaneceu na academia como professor. Com a morte de Platão, em 347 a.C.,ele acreditava que seria escolhido para dirigir a academia. Porém, como não era natural de Atenas, foi substituído por outro pensador.

Ainda solteiro, Aristóteles mudou-se para Atarneus, na Ásia menor, onde permaneceu por 3 anos. Lá, se casou com Pítias e após a morte do irmão dela, mudou-se para Mitilene. Com o falecimento de Pítias, ele se casou com Hérpilis, com quem teve um filho, Nicômaco. À este filho, Aristóteles dedicou o livro “Ética a Nicômaco”.

Entre 343 e 342 a.C., surgiu a oportunidade de ser o educador do filho do rei Felipe II, Alexandre Magno, em Pela. Aristóteles aceitou e ficou nesta posição por dois anos, até o assassinato do rei Felipe II. Com a morte do pai, Alexandre, com apenas 20 anos, assumiu o poder, deixando Aristóteles sem função na Macedônia. Assim, ele retornou à Atenas em 335 a.C, 12 após ter deixado a cidade.

Acompanhado de Teofrasto, outro homem de renome da época, e apoiado por Alexandre Magno, Aristóteles criou o Liceu, sua própria escola por volta de 334 a.C., no ginásio do templo de Apolo Liceu. Em dez anos, esta escola se estabeleceu como um centro de estudos avançados, onde os mestres eram separados por especialidades, como Geometria, Física, Química, Botânica, Astronomia, Matemática e outras disciplinas.

Com a morte de Alexandre Magno em 323 a.C., o partido nacionalista tomou conta do governo e o ódio contra Alexandre e seus amigos irrompeu. Aristóteles e sua filosofia foram acusados de impiedade e ameaçados. Assim, ele teve de optar por sair de Atenas, deixando o Liceu sob a direção de Teofrasto.

Em seu exílio, em uma propriedade em Cálcis, Aristóteles adoeceu. Em 322 a.C, tomando uma taça de cicuta ele faleceu aos 62 anos. Mas seu legado, a escola Liceu e a academia de Platão permaneceram. Seu testamento continha uma carta determinando a liberação de seus escravos, o que é possivelmente a primeira carta de alforria da história.

Biografia de Aristóteles

Conheça também a história e vida de outros filósofos importantes:

Fases

Por ser filósofo e escritos, Aristóteles possui frases muito conhecidas e citadas no mundo todo, como:

  • Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.
  • As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.
  • O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
  • Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.
  • Tive pena do ser humano por trás do erro, e não de seu caráter.

Lista de obras de Aristóteles

Suas obras podes ser divididas em quatro grupos e as mais relevantes são:

Lógica

Filosofia da Natureza

Filosofia Prática

Poéticas

Frases de Aristóteles

Frase Aristóteles

Ter muitos amigos é não ter nenhum.

Frase Aristóteles

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

Frase Aristóteles

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

Frase Aristóteles

A dúvida é o princípio da sabedoria.

Frase Aristóteles

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.

  • A inteligência é a insolência educada.

  • Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…

  • As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.

  • A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.

  • Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.

  • Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…

  • A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.

  • A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

  • É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.

  • O homem solitário é uma besta ou um deus.

  • O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.

  • Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content