Biografia de Albert Einstein → Resumo da Vida e Obra

Considerado um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein foi um físico e matemático alemão, que ficou reconhecido no mundo todo pela sua obra sobre Teoria da Relatividade, a famosa fórmula E = mc². Foi a partir dela que foi criado o GPS (Sistema de Posicionamento Global), por exemplo. Além disso, sua contribuição que explica o efeito fotoelétrico lhe garantiu o Prêmio Nobel de Física.

Einstein viveu durante o regime nazista na Alemanha, de onde fugiu em 1933. Nos Estados Unidos, tentou alcançar a paz mundial entre as potências nucleares da época.

Albert Einstein Biografia

Biografia de Albert Einstein 

Albert Einstein nasceu na Alemanha em 14 de março de 1879. Filho de uma família humilde de comerciantes judeus, com apenas um ano de idade se mudou com os pais para Munique, na Suíça, pois o comércio não ia bem. Na Suíça, obteve sua formação. Incentivado pela mãe, começou a estudar violino aos 6 anos, mas desde cedo se destacou nas disciplinas de física, matemática e filosofia.

Em 1900, graduou-se em Física pelo Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça. Em 1901, publicou sem primeiro artigo científico, intitulado “A Investigação do Estado do Éter em Campo Magnético”. Em fevereiro do mesmo ano recebeu a cidadania Suíça. Alguns meses depois, foi empregado pelo Departamento Oficial de Patentes de Berna, através da indicação de um amigo. Em 1902, começou o doutorado na Universidade de Zurique e se casou com Mileva Maric em 1903, com quem teve dois filhos.

Resultado do seu doutoramento, publicou quatro estudos revolucionários no campo da Física em 1905. Estes trabalhos o tornaram famoso ao redor do mundo e lhe garantiram o cargo de professor de Física na Universidade de Zurique, aos 30 anos. Em 1910, ele já lecionava na Universidade de Praga e em 1912 ocupou a cadeira de Física, na Escola Politécnica Federal da Suíça. No ano seguinte, ocupou o cargo de professor na Universidade de Berlim e diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física. Torna-se membro da Academia de Ciências da Prússia.

Em 1921, Albert Einstein foi homenageado com o Prêmio Nobel de Física pelas suas contribuições a física teórica, em particular pela lei do efeito fotoelétrico. No entanto, durante a cerimônia de entrega que ocorreu em 1922, ele estava no Japão e não pode recebe-lo pessoalmente, sendo representado pelo embaixador alemão na Suécia.

Albert Einstein PersonalidadeEm 1933, durante o Nazismo na Alemanha, Einstein renunciou seus cargos na no país e retornou aos Estados Unidos. Começou a atuar então como professor no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, do aonde se tornaria diretor mais tarde. Em 1940 ganhou a cidadania americana e em 1946 apoiou projetos para troca de segredos entre as grandes potências atômicas para tentar a paz mundial.

Em 18 de abril de 1955, Albert Einstein faleceu em Princeton. Aos 76 anos ele deixava três filhos, dois do primeiro casamento e um do segundo, e um imenso legado à Ciência.

Principais Obras

Em 1905, este cientista propôs a formulação inicial da Teoria da Relatividade. Ele propôs no artigo, enviado para a “Revista Anais de Física”, Leipzig, Alemanha, uma fórmula para a equivalência entre massa e energia, a famosa equação E = mc². A fórmula representa que a energia (E) de uma quantidade de matéria, com massa (m), é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz, representada por (c).

Em 1915, Einstein apresentou a Teoria da Relatividade pronta a Academia de Ciências da Prússia, após uma década de estudo. Esta nova visão sobre as interações entre o espaço, o tempo, a matéria, a energia e a gravidade foi reconhecido como uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade.

Conheça também a vida de outros importantes homens da ciência:

Frases de Albert Einstein

Frase Einstein

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.

Frase Einstein

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Frase Einstein

Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos

Frase Einstein

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.

Frase Einstein

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

“A única finalidade da educação deve consistir em preparar indivíduos que pensem e ajam como indivíduos – independentes e livres”.

“Se minha teoria da relatividade revelar-se correta, a Alemanha afirmará que sou alemão, enquanto a França declarará que sou cidadão do mundo. Mas se minha teoria fracassar, a França lembrará que sou alemão, e a Alemanha recordará que sou judeu.”

“O grande problema da humanidade não está no domínio da Ciência, mas no domínio dos corações e das mentes humanas.”

“A vida é um ininterrupto vir a ser, jamais um ser puro e causal.”  

“Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.”

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.”

 Conheça mais sobre a vida de autores aqui, no Briografias.inf. 

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content